Aproxime-se de um bom conteúdo como se estivesse em sua cozinha pronto para preparar um prato saboroso. | Tempo de leitura: 8 minutos.
Já foi dito inúmeras vezes ao longo dos anos, e vamos dizer novamente: em SEO, o conteúdo é rei.
A importância do conteúdo nunca foi desvalorizada pelo Google. No entanto, a importância do conteúdo de qualidade tende a se tornar um fator de classificação cada vez mais importante.
É aqui que você me diz “Ok! Mas como será o conteúdo de SEO de qualidade em 2022? “
E eu respondo: “Deixe-me apresentar-lhe a receita para um bom conteúdo como se você estivesse em sua cozinha pronto para preparar um prato saboroso”.
1 – Incorpore um número razoável de palavras-chave em seu post
O primeiro passo é selecionar palavras-chave de qualidade que servirão como base do seu artigo. Idealmente, coloque as mãos em palavras-chave com bons volumes de pesquisa e uma dificuldade razoável de palavras-chave. Sinta-se à vontade para segmentar palavras-chave de cauda longa para resultados de curto prazo.
Você pode começar a partir de um tópico que tem em mente consultando volumes de pesquisa em palavras-chave específicas, com uma ferramenta como Semrush . Ou você pode pesquisar um tópico específico explorando as possibilidades com sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave favorita.
Por exemplo, para chegar a essa ideia de post, eu realmente não fiz nada original. Eu simplesmente digitei a palavra “SEO” na minha ferramenta.
Após cinco minutos filtrando as palavras-chave para explorar as possibilidades, o tópico foi encontrado.
Assim que sua consulta principal for encontrada, procure por consultas secundárias para solidificar sua semântica. Ao fazer pesquisas em torno da consulta “otimizar conteúdo de SEO”, a Semrush retornou resultados interessantes para adicionar ao meu post.
Depois que sua lista de palavras-chave estiver estabelecida, integre-as à sua postagem. Não há necessidade de repeti-los no início de cada frase, seria improdutivo. Basta fazê-los aparecer naturalmente nas tags TML importantes da sua página e no corpo do texto.
Esta será a melhor prática de otimização de mecanismos de busca de SEO.
Por fim, mantenha a densidade de palavras-chave entre 2% e 5% da contagem total de palavras do seu post.
2 – Polvilhe tudo com um título – meta descrição
Agora que você tem as ferramentas, vamos cozinhar.
Antes de abordar o conteúdo principal de sua postagem, concentre-se em duas das tags de SEO mais populares: a tag de título e a tag de meta-descrição
A ideia será preenchê-los com suas principais palavras-chave de acordo com as diretrizes do Google.
Deixe-me dar uma visão geral das tags de título/meta-descrição deste post para ver a correlação com minha pesquisa de palavras-chave.
3 – Estruture o post com tags Hn explícitas
Estamos começando a nos aproximar do cerne da receita: o conteúdo em si!
Quando escrevo conteúdo de SEO, gosto de começar minhas otimizações delineando tags Hn.
As tags Hn correspondem aos títulos das diferentes seções do seu texto. São seis no total, sendo a mais importante a tag H1 e a menos importante, a tag H6.
A tag H1 geralmente é única, enquanto para as outras tags, pode haver várias. Normalmente, costumamos usar tags H1, H2 , H3 ou mesmo H4 dependendo da importância do conteúdo. Quanto mais subpartes, mais você pode incrementar suas tags Hn. A menos que você publique um ensaio de física nuclear online, H5 e H6 raramente são usados.
O desenvolvedor da Web é a melhor ferramenta se você deseja visualizar rapidamente a estrutura de tags Hn de qualquer página da web.
Se você olhar de perto, verá que essas tags Hn são compostas de uma mistura entre as palavras-chave pesquisadas sobre as quais falamos anteriormente e palavras que surgiram naturalmente.
Este é o conselho que encerra esta parte: otimize suas tags Hn com palavras-chave, mas certifique-se de que elas sejam relevantes para o leitor!
4 – Traga de volta as imagens com uma boa dose de alt tags.
Um bom post de SEO idealmente inclui algumas imagens relacionadas ao seu assunto principal.
Otimize seu peso/tamanho, para que a velocidade de carregamento do seu site não seja alterada. Nomeie suas imagens com um título relevante em letras minúsculas, evitando acentos e usando “-” para separar as palavras.
E acima de tudo, não negligencie as tags alt das suas imagens.
A tag alt é um texto alternativo que descreve uma imagem e é exibido quando a imagem não pode ser carregada. O objetivo é rotular suas imagens inserindo uma ou mais palavras-chave relevantes em sua tag alt.
Essa tag tem uma influência bastante fraca no algoritmo de classificação do mecanismo de pesquisa, mas ajuda a solidificar o peso do seu conteúdo se preenchida corretamente.
Alt tag: imagem para ilustrar uma alt tag bem otimizada para SEO.
Curioso para descobrir a tag alt desta imagem? Clique com o botão direito do mouse na imagem e depois em “inspecionar elemento” para descobri-lo!
5 – Temporada com conteúdo relevante
Uma vez que sua estrutura Hn tenha sido validada, você tem o esqueleto do seu artigo! Agora você tem que escrever o conteúdo das diferentes partes.
Seu objetivo não deve ser apenas acumular palavras-chave pesquisadas. Esta técnica não tem funcionado nos últimos 15 anos. Você deve manter um bom equilíbrio entre os diferentes componentes do seu conteúdo, com:
- Palavras-chave pesquisadas,
- Conteúdo rico e informativo, preferencialmente longo e relevante (mínimo de 500 palavras ou mais dependendo da competição).
Em 2022, a contagem média de palavras varia de acordo com o tipo de página:
- Mínimo de 350 palavras para páginas de produtos/coleções,
- Mínimo de 500 palavras para páginas de serviço,
- 700 palavras e (muito) mais para artigos de blog.
O objetivo: satisfazer os robôs de indexação e seus visitantes. Eles devem encontrar as informações que estão procurando em seu conteúdo. Dê a eles o máximo de detalhes relevantes possíveis e leve-os à conversão.
Isso vale tanto para um site voltado para geração de leads (formulários, ligações, etc.) quanto para um e-commerce.
No caso de um site de geração de leads, otimize o conteúdo de seus serviços/blog/páginas iniciais como prioridade. Para um site comercial, destaque os textos de suas páginas de categorias e páginas de produtos e de suas possíveis postagens em blog.
6 – Sirva tudo acompanhado de palavras-chave semânticas
palavras-chave ajudam os algoritmos a entender melhor o conteúdo do seu site. Eles constituem o campo lexical do seu artigo.
Tomando o post atual como exemplo, se minha palavra-chave principal for “Como otimizar um post de SEO?” minha semântica está relacionada a tudo que se aproxima remotamente deste tópico:
- Título,
- Meta Descrição,
- Etiquetas Hn,
- Palavras-chave,
- Número de palavras-chave,
- todo o telhado,
- Motores de busca,
- Interligações…
Todas essas palavras-chave semânticas ajudarão o Google a entender melhor o tema principal deste artigo.
Obviamente, essas palavras-chave semânticas terão mais peso em frases relevantes e informativas.
7 – Mergulhe seu conteúdo em um banho de interlinks
Em SEO, a ligação interna é de grande importância.
Os rastreadores seguem todos os links feitos entre as páginas do seu site. Além do seu menu/rodapé, os links textuais que você faz no seu conteúdo são muito importantes. Eles facilitam a indexação e ajudam os robôs a saber sobre o que são suas páginas.
Então dê-lhes um pouco de amor!
Evite, com algumas exceções, âncoras de links genéricos como “clique aqui” ou “saiba mais”. Em vez disso, forneça uma visão geral do tópico que está sendo discutido no artigo ao qual você está vinculando.
8 – Use negrito e itálico (HTML) para destacar suas palavras-chave
A marca forte é uma marca HTML semântica. Sua função é significar que o conteúdo nele contido é de grande importância para o sentido do texto. Por padrão, essa tag coloca em negrito as palavras que ela contém. Também lhes dá importância visual.
Use-o para reforçar o peso de suas palavras-chave principais e secundárias e sua semântica. Evite colocar suas palavras-chave em negrito sempre que elas aparecerem, para evitar cair na otimização excessiva. Um ou dois negritos por palavra-chave importante é uma boa proporção.
Mesmo princípio para a tag em (itálico), que servirá para reforçar a importância do campo lexical vinculado ao seu tema.
A saber: não confunda essas tags com as tags HTML <b> (negrito) e <i> (itálico) que não possuem peso semântico. Mesma coisa para negrito ou itálico via CSS, que não tem peso em SEO.
9 – Mantenha-o fresco e divirta-se!
Agora você tem todos os cartões em mãos para escrever efetivamente conteúdo amigável para SEO.
Mas eu tenho um último conselho para você, e não menos importante.
Embora seja verdade que o conteúdo que foi otimizado para SEO desde o início trará tráfego duradouro, a atualização do conteúdo também é importante.
Não hesite em atualizar seu conteúdo antigo regularmente e publicar novos conteúdos com frequência (através de um blog, por exemplo). O Google adora conteúdo recente e atualizado. Isso informa a eles que seu site está ativo e atualizado. Por outro lado, um site que nunca foi atualizado tenderá a ser menos visitado por “rastreadores” e, portanto, a cair na classificação.
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