Qual é o seu relacionamento com sua equipe de TI?
Contraditório? Colaborativo? Inexistente? Veja como gerar melhores resultados com um bom trabalho em equipe. | Tempo de leitura: 10 minutos
A mudança é a nossa única constante nos dias de hoje. O que torna essa era de mudanças tão desafiadora dentro das organizações é que muitas vezes afeta nossos relacionamentos com os outros.
A relação entre TI e marketing, especialmente dados de marketing, é um exemplo afetado por mudanças constantes. Aqui está como.
Uma olhada no relacionamento de dados de TI e marketing.
A tecnologia está se desenvolvendo exponencialmente. A tecnologia emergente experimentará um crescimento de 104% até 2023, de acordo com a Statistica. Esse crescimento está em um mercado que representa hardware, data centers e semicondutores que atingiram US$ 1,4 trilhão em 2021.
Agora, junte esse crescimento tecnológico com a face do marketing em constante mudança, onde a tecnologia está tendo um impacto profundo. Mais tarefas de marketing estão sendo automatizadas, exigindo menos pessoas. A inteligência artificial gerencia dinamicamente as respostas e solicitações dos clientes. Os esforços de marketing experiencial estão implantando ambientes de realidade virtual ou aumentada em um ritmo impressionante e todas essas mudanças afetam os dados dos quais o marketing depende cada vez mais.
Nessa cacofonia de atividades, muitas vezes é difícil ver onde a linha entre TI e marketing deve ser traçada quando se trata de dados. O ritmo acelerado e as mudanças nas organizações significam simplesmente que o marketing e a TI devem se unir para resolver seus desafios.
Nesse ambiente, existem maneiras de garantir que o marketing reconheça, desenvolva e mantenha uma sólida relação de trabalho com a TI. Aqui estão cinco maneiras de começar.
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Procure primeiro entender
Cerca de 78% do pessoal de TI acha que trabalha de forma colaborativa com o marketing. A triste notícia é que apenas 58% dos profissionais de marketing concordam que esse é o caso. Essa diferença de 20% permite uma quantidade razoável de desacordo e geralmente é causada pela falta de entendimento de ambos os lados.
Um dos primeiros passos mais importantes para reunir dados de TI e marketing é entender o outro lado. Veja essas coisas práticas que podem ser feitas para aprender mais sobre a outra organização.
Desenvolva um workshop de um dia para marketing e TI que fale apenas a linguagem dos dois grupos. Por exemplo, a TI aprende as siglas em marketing (CMS, CTA, PPC, SEO). E o marketing aprende o TLA de TI (acrônimos de três letras), como OT, DNS, MWB, PGP. Estes são apenas o começo. Tanto o marketing quanto a TI gostam muito de jargão, incluindo:
Marketing:
- CMS – Sistemas de gerenciamento de conteúdo
- CTA – Chamada à ação
- PPC – Pagamento por clique
- SEO – Otimização para mecanismos de busca
ISTO:
- OT – Tecnologia operacional
- DNS – sistema de nomes de domínio
- MWB – Malwarebytes
- PGP – Privacidade muito boa
Além disso, o marketing deve explicar os processos e ferramentas que eles usam para a equipe de TI, que por sua vez pode explicar como funciona cada uma das ferramentas. Isso pode parecer uma perda de tempo para aqueles que já estão envolvidos em operações de TI e marketing, mas muitas vezes para um público mais amplo, essa é uma informação nova e fascinante. Isso também dá a ambas as equipes a oportunidade de exibir suas estrelas, dando-lhes destaques importantes.
Crie um programa de estágio internamente entre dados de marketing e TI, onde você troca recursos por um trimestre. Isso pode parecer difícil, mas pode ser gerenciado se as bolsas forem bem selecionadas de ambos os lados. Às vezes, escolher um gerente intermediário é a chave para essa troca.
Realize cúpulas trimestrais organizadas pelo CIO e pelo CMO. Nessas cúpulas, destaque o que as equipes alcançaram e como estão trabalhando juntas. Mostre os dados e como eles impactaram ambas as organizações. Certifique-se de que ambos os executivos compareçam e mostrem suas técnicas colaborativas por meio de suas interações. Lembre-se, a velocidade da equipe é a velocidade de seus líderes.
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Não duplique recursos
Em algumas organizações que não têm funcionado bem, a tendência é duplicar as capacidades. Por exemplo, o marketing criará uma função de TI para gerenciar dados ou a TI segmentará seus tecnólogos pela área que atendem, formando uma equipe de marketing de TI.
Nesses casos, o marketing às vezes argumentará que nem todos os recursos de TI precisam estar em TI e há algumas funções, como o desenvolvimento de personalização, sobre as quais o marketing deve ter algum controle. E o argumento pode ter mérito.
No entanto, as equipes precisam ser coordenadas, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de dados . As organizações precisam ter controle e governança uniformes sobre todos os seus dados e marketing e todos os outros departamentos precisam evitar duplicar os recursos que a TI já possui.
Se sua empresa estiver organizada em equipes de TI e marketing, você precisará começar o trabalho de delinear funções e responsabilidades entre sua equipe de tecnologia de dados de marketing e a TI. As decisões mais importantes que você precisará tomar são aquelas associadas a quem nada em qual raia.
Os profissionais de marketing devem lembrar que a TI pode fornecer muito valor no desenvolvimento de bancos de dados e na criação da infraestrutura para o gerenciamento de dados. A experiência de TI é desenvolver bancos de dados e sistemas de gerenciamento, além de ajudar a automatizar processos de marketing e fornecer gatilhos para eventos importantes.
No entanto, o marketing muitas vezes deve envolver novas maneiras de entrar no mercado, mais rápido do que sua equipe de TI pode responder. Tomemos, por exemplo, a ascensão dos podcasts no mercado e os dados gerados a partir desses eventos. O marketing pode precisar dessa capacidade amanhã e a TI pode ter problemas para construí-la nesse período.
Essa situação geralmente leva ao envolvimento de agências externas de marketing para a tecnologia, permitindo que elas se movam mais rapidamente e reajam às tendências. Mas pode causar problemas ao tentar integrar os dados de volta aos sistemas da empresa.
Se as agências precisarem fornecer novos recursos, certifique-se de que o que eles desenvolvem seja suportado pela TI e que a TI possa realizar a manutenção de sistemas ou processos, se necessário.
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Crie processos que permitam tempo e espaço para colaboração
Isso pode parecer uma ação simples, mas considere que cada departamento está fazendo o possível para acompanhar suas próprias demandas diárias. Criar tempo para colaboração geralmente não está na agenda de ninguém.
Aqui estão alguns exemplos de como você pode criar tempo e espaço para colaboração:
Faça uma sessão de stand-up na segunda-feira de manhã para alinhar marketing e TI. Convide o vice-presidente de operações de marketing e o diretor de TI para uma reunião de 15 minutos para falar sobre o que acontecerá durante a semana e as ações que estão tomando para afetar os outros membros da equipe.
Crie equipes de TI e marketing dedicadas a um único projeto. Por exemplo, dedique dois especialistas em dados de TI à equipe com dois especialistas em personalização de marketing e dê a eles a tarefa de desenvolver um sistema para personalizar as interações com o cliente. Dê visibilidade à equipe, destaque seu progresso e reconheça suas contribuições tanto com TI quanto com marketing.
Inclua o tempo de colaboração em seu planejamento anual. Isso define o tom e o ritmo para as duas organizações e ajuda a criar ambientes que genuinamente dão suporte a ambas as organizações. Além disso, não esqueça que a colaboração realmente começa quando cada membro da equipe se sente respeitado e engajado. A reunião ocasional “depois do trabalho” ajuda a gerar camaradagem. Outras pequenas coisas fazem uma grande diferença. Por exemplo, meu projeto favorito com TI exigia duas coisas simples: uma sala de projeto especial com um sofá em ruínas e cupcakes toda sexta-feira.
Considere onde cada parte desempenha em seus processos-chave. Seu processo de gerenciamento de leads pode ser muito ajudado por um especialista em TI que ajuda a gerenciar a pontuação de cada lead, garantindo que o lead seja pontuado corretamente e entregue ao recurso mais apropriado para acompanhamento. A TI pode detectar problemas com sistemas que os especialistas em marketing não detectam.
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Crie processos e ambientes especiais para dados, análises e vendas
Na maioria das vezes, as tarefas que ficam entre TI e marketing são aquelas que lidam com dados. Afinal, os dados são a alma do marketing. Os sistemas de TI coletam, protegem e gerenciam essa força vital, tornando o marketing altamente dependente de alguns aspectos da TI. Como os dados são tão importantes, muitas vezes esse é o lugar onde a cisão entre TI e marketing é mais evidente.
O marketing precisa de dados sobre seus clientes – o que eles compram, quando compram e qual canal usam para comprar. Provavelmente, essas informações não estão nos sistemas de marketing que gerenciam e-mails, eventos e leads dessas atividades, mas geralmente em um sistema ERP ou CRM que faz parte da consideração da infraestrutura de TI.
O gerenciamento desses sistemas corporativos coloca a TI sob pressão para seguir diretrizes como a Lei Sarbanes–Oxley para finanças e a Lei de Proteção de Privacidade da Califórnia (CPPA) para proteção de dados .
Embora o marketing possa estar ciente dessas restrições, sua principal preocupação é comunicar aos clientes e clientes em potencial as informações sobre o produto da forma mais clara e rápida possível. Essa diferença na abordagem dos dados fez com que muitas organizações de marketing construíssem suas próprias fontes de dados às custas de milhões de dólares.
Devido a essa diferença no modelo operacional, algumas empresas acharam benéfico estabelecer um escritório de dados. Esse escritório geralmente é administrado por um profissional que entende de dados e seu uso. Embora possam se reportar ao escritório de informações, ele provavelmente tem autonomia sobre os dados que fluem pelos sistemas para todas as funções da organização.
Cada vez mais, estamos vendo essa função de dados, juntamente com a análise, como uma força importante para impulsionar o crescimento corporativo. A melhor prática é incluir também um foco de marketing no escritório de dados. Isso dá ao marketing a capacidade de usar uma série de dados corporativos e fornece uma capacidade de TI estruturada.
Uma das áreas que ainda exigirá colaboração de marketing e TI é a aquisição de dados para complementar e complementar o conjunto de dados corporativos. A TI, responsável pela infraestrutura, terá preocupações em inserir dados de outras fontes em seus sistemas. O marketing precisa dessa capacidade para expandir sua compreensão de sua clientela existente, bem como de clientes em potencial. Ter essa função gerenciada por um data-office é importante tanto para TI quanto para marketing.
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Desenvolver e gerenciar metas e KPIs conjuntos
Todos sabemos que gerenciamos o que medimos. Mas a medição para TI e marketing geralmente é bem diferente e pode resultar em desalinhamento entre as organizações.
Tomemos, por exemplo, as medições para gerenciamento de leads. As métricas de TI considerarão a rapidez com que os leads são movidos de um estágio do ciclo para outro. Embora o marketing também queira essas informações, eles também precisarão saber o status do lead quando ele fizer esse movimento.
A TI se preocupará com os leads de gerenciamento de sistemas e como eles operam – seu tempo de atividade, seu rendimento e sua disponibilidade para os usuários. Embora o marketing aprecie essas métricas, eles vão querer informações adicionais sobre a qualidade do lead, aceitação do lead e valor potencial do lead.
Trabalhando juntos, TI e marketing podem desenvolver as métricas certas para ajudar a gerenciar cada processo. O desenvolvimento de um scorecard conjunto ajuda as duas equipes a entender melhor seu impacto uma na outra.
TI e marketing funcionam melhor juntos
TI e marketing são duas disciplinas bem diferentes, cada uma movendo-se em um ritmo diferente dentro da organização.
O trabalho do marketing é usar dados para testar constantemente novas mensagens e ideias com os clientes – usando essas informações nas comunicações internas e externas.
A TI tem conceitos e processos estruturados que devem ser seguidos para fornecer a infraestrutura consistente e de alto desempenho que uma empresa precisa.
Ambos os departamentos se beneficiam e juntos podem ser a força motriz que gera crescimento para uma empresa.
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