Marketing de Performance
Investir em publicidade e produzir boas campanhas são atitudes importantes para o sucesso de um negócio.
Essa estratégia do marketing digital é focada em resultados. Afinal, você paga de acordo com o desempenho de cada publicidade e, ainda, consegue obter dados valiosos sobre o comportamento dos potenciais clientes.
O marketing de performance é um tipo de publicidade digital em que você paga de acordo com a performance do anúncio. Trata-se de uma estratégia que não pode ficar de fora de uma boa gestão de campanhas.
Para fazer uma comparação, imagine uma campanha exibida na TV. As emissoras têm uma estimativa de público para cada horário de exibição, e quem compra o espaço paga por todos aqueles espectadores.
Mas, na prática, é difícil se certificar de que o seu público-alvo, de fato, assistiu à propaganda. Isso porque a audiência da televisão é medida por amostragem e apenas 0,008% dos domicílios são monitorados.
Além disso, não dá para saber quantas vezes o mesmo cliente viu a propaganda ou se ele efetuou uma compra por causa da publicidade na TV.
Já o marketing de performance é focado em resultados. Afinal de contas, você só pagará pelo anúncio se o usuário executar a ação proposta. Pode ser a visualização do anúncio, o clique no site, o preenchimento de um formulário, uma compra etc.
O objetivo dessa estratégia é otimizar recursos e levar resultados para a empresa em curto prazo. No geral, ações focadas em desempenho visam:
- gerar tráfego: visitas no site, blog, entre outros;
- gerar leads: obter dados do cliente por meio de formulários online, orçamentos, cadastros etc.;
- melhorar as vendas;
- aumentar a taxa de recompra.
O marketing de performance se mostra um excelente recurso para estruturar ações e chamar atenção para aquilo que, de fato, é relevante para o negócio. Começa por aí a viabilidade dessa estratégia!
Outra questão relevante a ser analisada nesse contexto é que, independentemente do caminho escolhido, a empresa apenas paga por ações que lhe renderam algum tipo de retorno – o pagamento é feito de acordo com o desempenho de cada publicidade.
Seja a concretização da venda de um produto específico, o engajamento do público nas redes sociais, a geração de um lead a partir de um cadastro ou download de um material gratuito, ou o clique em um anúncio, tudo isso traz alguma resposta para a empresa.
E o que é melhor: permite que a empresa estruture os seus próximos passos de forma mais acertada.
Como no marketing de performance a linha de comunicação é baseada na análise das campanhas anteriores, fica mais fácil criar pontos de interação alinhados com as expectativas do público-alvo.
Ademais, as ações de marketing são mensuradas e testadas constantemente, o que também contribui para um realinhamento de trajetória quando necessário. Portanto, as chances de sucesso são muito maiores.